Associação Recreativa e Cultural Catraiense

A Associação Recreativa e Cultural Catraiense, pessoa coletiva nº 501 325 379, com sede em Rua da Associação, Catraia de S. Paio  Apartado 45 3404-909 Oliveira do Hospital, é um agente de animação turística registada no Registo Nacional de Turismo do Turismo de Portugal e realiza junto dos seus associados, praticantes e famílias e junto da população em geral, ações de sensibilização para a utilização da bicicleta num contexto conjunto para as suas vantagens a vários níveis, social, económico, saúde pública e ambiental.

Dada a área onde se inserem estão particularmente motivados e empenhados na vigilância e prevenção florestal.

A associação nasceu em 1981 e tem vários núcleos, entre eles a seção denominada BTT Lazer que se dedica à prática e à promoção da bicicleta como meio de transporte, desporto, lazer e turismo.

Organiza anualmente vários passeios de bicicleta. Em 2018 e dada a calamidade de 2017, a 12ª edição do passeio contou com a missão: “Oliveira do Hospital Renasce” em que por cada participante inscrito foi doada uma árvore e foi dado 1€ aos bombeiros.

Essas árvores têm estado a ser plantadas com alunos e escolas do concelho desde Março até hoje. A árvore doada escolhida foi um carvalho com dois anos.

Para este mesmo passeio também foi feita a limpeza de caminhos e abertura de outros, que ficaram intransitáveis após os incêndios, e que possibilitam assim que as pessoas continuem a visitar o concelho com vista à utilização da bicicleta, contribuindo para a sua sustentabilidade.

Tem realizado junto dos seus associados, praticantes e famílias e junto da população em geral, ações de sensibilização para a utilização da bicicleta num contexto conjunto para as suas vantagens a vários níveis, social, económico, saúde pública e ambiental.

Dada a área onde se inserem estão particularmente motivados e empenhados na vigilância e prevenção florestal e recuperação e reflorestação do concelho.